Você está em Página Principal > Central de Notícias > Agrotóxicos: profissionais são treinados
Ultimas Notícias

Agrotóxicos: profissionais são treinados para monitorar populações expostas

 

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Porto Alegre (RS) realizou de 25 a 28 de setembro um curso para capacitar a Saúde do Trabalhador, o Programa Saúde da Família e os serviços de emergência para o monitoramento de populações expostas a agrotóxicos.

Reunindo mais de 80 profissionais da rede do Sistema Único de Saúde dos 50 municípios da região de abrangência do Cerest, o evento mapeou riscos a que os trabalhadores de diferentes regiões do estado estão expostos, bem como debateu conceitos e princípios da toxicologia ambiental e ocupacional e da vigilância em saúde ambiental e saúde do trabalhador.

A capacitação está em sintonia com a Portaria GM/MS nº 777 de 28 de abril de 2004, que torna compulsória a notificação de 11 acidentes e doenças relacionados ao trabalho, incluindo a intoxicação aguda e crônica por agrotóxicos, derivada da aplicação indiscriminada dos insumos.

O baixo custo e acesso irrestrito garantem ao Brasil o segundo lugar no ranking mundial de consumo de agrotóxicos no mundo. Seu uso indiscriminado contamina os trabalhadores que manejam os insumos agrícolas, além do solo, da água e de alimentos como carne, leite, verduras e cereais.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), cerca de 3% dos trabalhadores rurais brasileiros são anualmente contaminados com os agrotóxicos usados nas lavouras. Das mortes por câncer, estima-se que 1% estejam relacionadas à exposição por agrotóxicos.

 
Fonte: Revista Proteção

 

 
Publicidade:

 

 
 
   
 
Site Segurança no Trabalho - João Carlos Pinto Filho - Técnico de Segurança do Trabalho - Todos os direitos reservados - 2008